Biografia

Projectados no último trimestre de 1997 por Hugo Silva e João Mata, os Sound Advice cedo assumiram uma sonoridade Punk/Rock. Cerca de um mês depois da "fundação" do projecto, o João Mata da referências ao Hugo Silva de um colega de turma que andava a ter aulas de bateria. Paulo Sarmento viria a ser o baterista de sempre dos Sound Advice.

Ensaiando sempre estes três elementos, ate Março de 1998 os rapazes foram escutando vários baixistas e guitarristas. Por fim a escolha de um quarto elemento cai sobre Rui Santos, um jovem guitarrista com uma vontade única de fazer música. Surge então a primeira formação dos Sound Advice: João Mata na voz e no baixo, Hugo Silva na guitarra solo, Paulo Sarmento na bateria e Rui Santos na guitarra.

Seguiram-se seis meses de ensaios e duas actuações (a primeira actuação da banda foi dia 6 de Junho de 1998 no café Escadinhas de Paris em Bragança)... Seis temas originais tinham sido trabalhados e surge o primeiro trabalho discográfico dos Sound Advice, "Respeito".

Duas semanas após a saída do mini-CD "Respeito", Rui Santos abandona a banda devido a alegadas incompatibilidades com o nível de profissionalismo que os três fundadores queriam para o projecto Punk/Rock. O seu lugar na guitarra é ocupado pelo até então baixista e vocalista João Mata e é recrutado para o lugar das 4 cordas Paulo Boto, um velho conhecido do João que já tinha tocado com ele num antigo projecto.

Os seis meses seguintes foram ricos em concertos, mas as incompatibilidades entre dois dos fundadores e o mais recente elemento da banda eram evidentes. Paulo Sarmento e João Mata falam, em Março de 1999, com Hugo Silva para planear a melhor forma de informar o Paulo Boto que a banda pretendia dispensar os seus serviços. Foram encontradas as melhores soluções, mas subitamente o Hugo Silva decide abandonar "o barco" e seguir o seu caminho musical junto do Paulo Boto, formando os dois em conjunto com um jovem baterista um projecto denominado In7&Sida. Os dois elementos que ficaram ponderaram o fim da banda, mas todos os amigos diziam que essa decisão era errada e decidem continuar, voltando a chamar o Rui Santos para a guitarra e o irmão do vocalista para o baixo. Este último responde ao nome de Nuno Mata.

Segue-se o periodo mais fértil da existência dos Sound Advice. Várias composições novas, um novo mini-CD, "(Re)Born", vários concertos em diversos pontos do país, etc. Gravam ainda em directo nos estúdios da RBA um CD acústico com temas dos dois mini-CD's.

Chega o ano de 2000 e iniciam-se novos problemas. Com o Paulo a estudar em Vila Real, o Rui em Coimbra e o João a trabalhar em Lisboa, torna-se difícil conjugar tudo. A situação ainda se agrava com a ida do Nuno para Miranda do Douro.

Nos finais de 2000 a banda tenta recuperar forças com a chamada de um terceiro guitarrista, libertando algum trabalho ao Rui, e principalmente ao João. Esse jovem, de nome Filipe "Jimi" acaba por actuar uma única vez com a banda, em Dezembro de 2000, pois os outros elementos decidem fazer uma pausa por tempo indeterminado nas suas carreiras musicais.

Passados cerca de 4 anos, o João fala com os seus parceiros musicais para retomarem o projecto. Apenas o Paulo e Nuno aceitaram o convite.

Seguiu-se um período de composição de novos temas, até que em Setembro de 2006 a banda tem a oportunidade de se mostrar novamente ao vivo com uma actuação inserida nas comemorações do dia mundial da música. O evento foi organizado pela Junta de Freguesia da Sé (Bragança) e teve lugar no Teatro Municipal de Bragança. Esta actuação deu a entender à banda que uma única guitarra não era suficiente para alcancar a sonoridade desejada. Assim, os elementos decidem convidar Tiago Gomes, um jovem músico de Bragança, para os acompanhar na guitarra-solo. O jovem aceitou o convite e acumulou ainda as funções de teclista em alguns temas.

Entre 27 de Agosto e 5 de Setembro de 2007 a banda gravou no FocuStudio em Vila do Conde o seu primeiro EP, intitulado "Ride to the beginning". O cd foi editado pela banda no primeiro mês de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário